domingo, 26 de agosto de 2012

Poema:De menina do interior a Professora na cidade

De  menina do interior
A  professora na cidade...
O cheiro da chuva
Depois da tarde ensolarada,
Traz lembranças do meu passado.
De menina do interior,
A professora na cidade.
Os registros em carvão,
Nas tabuas do estabulo,
Já não existem mais não.
Lecionava para o meu gato,
Que era de estimação.
Meu único aluno,
Meu companheiro mais fiel.
Quando o cansaço chegava,
Dormia eu mais ele,
Na moita de palha do arroz.
Que meus pais separavam,
Os grãos ensacados,
Só a palha restava.
Esta por inúmeras vezes,
Compartilhou dos meus sonhos.
As arrozeiras são apenas lembranças.
O que no presente se realizou,
Foi o sonho concretizado.
Do carvão ao giz,
Sou professora formada.
Por muitas vidas já passei,
E espero ter cultivado,
Em cada um a alegria,
De um dia seus sonhos,
Também serem realizados.
Autora: Profª Adriana Nicolodelli
Poema realizado durante a Oficina da Olímpiada de Língua  Portuguesa – Agosto de 2012